Depois de cumpridas suas obrigações pessoais, para com a sociedade, a família e sabe-se lá mais com o quê, chega a hora do dia (ou da madrugada) em que sua sala lhe pertence, no mais absoluto silêncio. Nessa hora, em determinada poltrona, abre-se um livro e...
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
A torre de Gálata
O sol já estava se pondo quando eu e mamãe decidimos subir a Torre Gálata para ver lá de cima a linda cidade de Istambul anoitecendo. Foi o que fizemos e valeu muito a pena ter enfrentado a fila que se formou à porta, com bravura.
Visível em toda a cidade, devido aos seus 61 metros de altura, a torre foi construída no ano de 1348-49, pelos genoveses e fazia parte das muralhas que defendiam a região outrora conquistada dos bizantinos.
Durante o período otomano, a torre foi utilizada com diversos fins, desde armazém, prisão e finalmente farol e observatório para prevenir incêndios na cidade.
Durante o século XVII,foi palco de uma experiência surpreendente: um cientista/ inventor chamado Hazerfen Ahmet Celebi entrou para a história como o maluco que saltou da torre, voando até o outro lado do Estreito de Bósforo, com umas asas-engenhocas que inventara.
Em 1967 ficou pronta a restauracão que lhe acrescentou uma varanda circular, permitindo a visão da cidade em 360 graus.
A vista, de tirar o fôlego, divido com vocês:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário