quarta-feira, 2 de março de 2011

Ruínas de Pérgamo

Sobre uma colina no interior da Anatólia, existiu a cidade de Pérgamo, fundada no século V a.C; que acabou por tornar-se uma das mais importantes capitais do império romano durante o período helenístico.
Seus templos eram monumentais, e tanto sua biblioteca quanto seus recursos médicos a tornaram uma espécie de capital cultural e importante centro político e administrativo de sua época.
Por volta do século IV a.C. curas milagrosas já eram relatadas por aqueles que buscavam o Santuário de Esculápio, atendido por sacerdotes , e que acabou tornando a cidade de Pérgamo um importante centro de peregrinação para aqueles que padeciam de graves enfermidades.
Subindo a colina, logo na entrada da cidade, o visitante era apresentado a uma magnífica construção, denominada de Altar de Pérgamo, dedicado a Zeus e erigido no século II a.C.
Atualmente este altar pode ser visto no Museu Pergamon em Berlim, para onde foi transferido no final do século XIX, após uma expedição arqueológica liderada por Carl Humann.
Sua impressionante biblioteca competia com a de Alexandria no Egito, de tal forma, que esta proibiu a exportação de papiro para Roma, imaginando com isso deter a concorrência. Ao contrário, a cidade de Pérgamo prosperou ainda mais, através da substituição dos papiros por pergaminhos, feitos do couro macio das cabras, e que acabou por nomear a cidade.
Quando Marco Antonio doou à Cleópatra as obras da Biblioteca de Pérgamo, todos os manuscritos foram transferidos para a cidade de Alexandria, e a cidade perdeu sua importância cultural.
Nas condições em que hoje se apresenta, exige do viajante uma dose cavalar de imaginação.
Um dos poucos monumentos que ainda se encontram em melhor estado são o Templo de Trajano e o anfiteatro romano.



Um comentário:

  1. MÁRCIA APÓS VER SEU BREVE TESTEMUNHO,SÓ ME RESTA DIZER PARABÉNS,VC É MUITO MAIS QUE UMA CAMPEÃ,REALMENTE FICO SEM PALAVRAS PARA ME EXPRESSAR DIANTE DE UM EXEMPLO,QUE MERECE APLAUSOS!!!

    ResponderExcluir