terça-feira, 23 de novembro de 2010

ON THE ROAD- Trecho

“ Em julho de 1947,tendo economizado uns cinquenta dólares da minha velha pensão de veterano, eu estava pronto para ir à Costa Oeste. Meu amigo Remi Boncoeur havia escrito uma carta de São Francisco dizendo que eu deveria embarcar com ele num navio para uma volta ao mundo. Ele jurava que conseguiria me arranjar um lugar na casa de máquinas. Respondi dizendo que já estaria satisfeito com um velho cargueiro qualquer, contanto que pudesse curtir longas navegadas pelo Pacífico e voltar com dinheiro suficiente para me sustentar na casa de minha tia enquanto terminava meu livro. Ele disse que tinha uma cabana em Mill City e que lá eu teria todo o tempo do mundo para escrever enquanto a gente aguardasse a aporrinhacão burocrática antes de pegar o navio. Ele estava morando com uma garota chamada Lee Ann; disse que ela era uma cozinheira maravilhosa e que tudo daria certo. Remi era um velho colega da escola preparatória, um Frances muito louco- nessa época eu não imaginava quanto! Assim, ele aguardava minha chegada para dentro de uns dez dias. Minha tia estava inteiramente de acordo com minha viagem para o Oeste; ela disse que aquilo me faria bem, eu havia trabalhado duro durante o inverno e ficado demais dentro de casa; ela não reclamou nem mesmo quando eu lhe disse que teria que pegar umas caronas. Tudo que ela esperava era que eu voltasse inteiro. E assim, certa manhã, deixando meu grosso manuscrito incompleto sobre a escrivaninha e dobrando pela última vez meus confortáveis lençóis caseiros, parti com meu saco de viagem no qual poucas coisas fundamentais foram enfiadas, e caí fora em direção ao oceano Pacífico com cinqüenta dólares no bolso. “

Jack Kerouac

Nenhum comentário:

Postar um comentário