sexta-feira, 1 de agosto de 2008

A PASSAGEM- LEDO IVO

Quem nunca ouviu falar de LÊDO IVO, vai ouvir falar agora. Se bem que, acho difícil, sendo ele importante poeta e escritor, membro da Academia Brasileira de Letras. É dele o poemas que oferto: A PASSAGEM

"Que me deixem passar
- eis o que peço diante da porta ou diante do caminho.
 E que ninguém me siga na passagem.
Não tenho companheiros de viagem
nem quero que ninguém fique ao meu lado.
Para passar, exijo estar sozinho,
 somente de mim mesmo acompanhado.
 Mas caso me proíbam de passar por seu eu diferente ou indesejado
 mesmo assim eu passarei.
Inventarei a porta e o caminho e passarei sozinho".

Lêdo Ivo em "O Rumor da Noite"
Editora Nova Fronteira. Rio de Janeiro - 2000.

Eis também um trecho de uma entrevista que o poeta deu a um jornal (não sei qual) e que peguei de empréstimo para nós, aqui: “Minha ligação com Manuel Bandeira foi profunda. De todos os poetas, talvez o que mais me tenha marcado e ensinado foi Manuel Bandeira. Quando eu era menino, mandei poemas para ele. Recebi de volta um cartãozinho em que ele tocou em um ponto que ainda hoje permanece na poesia: “Há muita magia verbal em seus poemas”.Depois percebi que, para mim, a operação poética é como se fosse um encantamento da linguagem – uma magia. Sou um poeta que acha que a poesia é o uso supremo da linguagem.Bandeira fez esta descoberta em meu momento inicial. Deu-me lições perenes : por exemplo,a de que o poeta deve ser um intelectual culto. Só a cultura tem condições de abrir caminhos. Ao poeta,não basta apenas ter talento e vocação. Por que o poeta deve ser realmente um homem culto ? Porque a poesia é um sistema milenar de expressão. É preciso conhecer os mestres. A criação poética não é,portanto,um problema só de sensibilidade. É um problema de cultura. Somente o vasto conhecimento da poesia e da literatura é que permite ao poeta exprimir-se."

Nenhum comentário:

Postar um comentário