segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Oscar Alfaro-poeta boliviano

Atrás da Igreja que fica no centro histórico de Santa Cruz de la Sierra, existe algumas livrarias, que visitei para buscar uma encomenda. Um de meus professores havia me pedido um livro de poesias de algum escritor boliviano. Até então não me ocorrera ler nenhuma poesia boliviana, nunca me interessei por esse assunto. Mas conheci Oscar Alfaro, e gostei muito. Na verdade eu adorei Oscar Alfaro e acabei comprando um exemplar para mim também. O nome do livro é Romancero. Não tem páginas e sim uma coleção de cartões com imagens de flores e paisagens bolivianas, em cujo verso ele escreve, magistralmente. Copio dois, aqui, para dar água na boca de todos: CANCIÓN DE LA LLUVIA Sobre los techos parlantes cantaban los aguaceros, salpicando de diamentes los airecitos copleros. Y en los terrenos fragantes trinaban los durazneros entre mil lluvias radiantes de luces y de luceros. !Ay! Mi villita canora que desgranaba en la sierra sus versos color de aurora... !Cómo quisiera yo ahora oir cantar a mi tierra, bajo la lluvia sonora!... SEMBRADORA DE ESTRELLAS La aurora despierta pintando las sierras y cruza por ellas la moza labriega... Relumbra su cesta colmada de estrellas y enjoya la tierra con astros que tiemblam... Y cuando se incendian de luces las huertas, la moza morena termina la siembra. Oscar Alfaro. Não, infelizmente não está a venda pela internet. É necessário algum amigo que se aventure até A Bolívia...

2 comentários:

  1. Muito lindo!!!E deve ser um espetáculo o exemplar do poeta!!!Eu quero ir a Bolívia conhecer o livro!!!Parabéns, seu blog está maravilhoso, esse compartilhar de conhecimentos é muito bom!!!Todos ganhamos!!!

    ResponderExcluir
  2. Marcia,voce me salvou!!!
    estava doida por poesias bolivianas!
    preciso,pois vou ter q apresentar no colegio um recital !
    se puder postar mais algumas agradeço!

    ResponderExcluir