quarta-feira, 23 de março de 2011

O Cristianismo na Região da Capadócia

Jesus Cristo tinha por volta de30 anos quando pregou na Palestina uma nova doutrina denominada de Cristianismo.
Acusado pelo governador romano Pôncio Pilatos de tentar subverter a ordem e fundar um novo estado, foi crucificado. No entanto, o cristianismo espalhou-se principalmente graças a seus apóstolos, que através de pregações, arregimentaram diversos seguidores, por todas as regiões do planeta, entre elas a capadócia. Em postagem anterior citei as viagens de Paulo por Éfeso e regiões vizinhas.
Grandes homens religiosos nascidos na região , ajudaram a difundir a doutrina cristã, tais como São Gregório de Nyssa e São Basílio. Estes homens santos, após terem-se convertido, ajudaram a construir pequenos mosteiros, lugares de retiro, normalmente nos vales e leitos dos rios, em locais de acesso restrito, uma vez que o Cristianismo ainda não era livre.
No ano de 310, Constantino tornou-se o imperador de Roma, após um agitado período de revoltas e agitações civis em Roma. No ano de 313, deu liberdade ao Cristianismo e mudou para Bizâncio a capital do império romano, fundando a cidade de Nova Roma, que passou para a história com o nome de Constantinopla. Também já tratei anteriormente desse assunto no blog...
A religião desenvolve-se rapidamente na Capadócia, sob a influência do patriarcado de Constantinopla e inúmeras Igrejas e mosteiros são edificados.
No século VII, a religião muçulmana expandia-se e pressionava as fronteiras da cidade. No interior no país, a forca dos mosteiros fora diminuída devido a leis que por mais de cem anos impediam a iconoclastia, ou seja, a adoração de imagens, que estavam sendo realizadas, a ponto de gerar idolatrias em algumas regiões.
Foi necessário a intervenção da Imperatriz Teodora (cuja história também relatei em publicações anteriores) para que se reestabelecesse na região a construção de Igrejas na região de Goreme, através da permissão para o uso dos ícones, no ano de 843.
Novas Igrejas foram prontamente construídas nos vales de Goreme, de Soganli e de Ihlara, vindo a somar-se a diversas outras que já existiam desde os primeiros séculos de nossa era, criadas pelos primeiros cristão a habitar a região. São incontáveis, mas estima-se que cerca de 400 Igrejas devam existir, talvez mais.
Escavadas no interior de rochas vulcânicas, tiveram seus interiores pintados com afrescos, cujos motivos foram tirados do Evangelho, auxiliando aos monges no ofício da conversão.
A maior parte das pinturas foram realizadas depois da época iconoclasta. São de uma beleza singular. Suas linhas buscavam repetir os motivos que estavam em moda em Constantinopla, com muito dourado no lugar dos mosaicos, e representações típicas como por exemplo, o Cristo Pantocrator, a Santa Ceia, o batismo de Cristo, a crucificação, entre outros.
De tão espetaculares, creio que mereçam uma postagem a parte. Vale a pena aguardar, pois será a próxima publicação aqui no blog!

5 comentários:

  1. Márcia amiga, que viagem fascinante, e quantas postagens ricas. Adorei passar aqui.PARABÉÉÉÉENS TÁ TUDO LINDO E FASCINANTE.

    ResponderExcluir
  2. Márcia,como você cheguei há um mês e ainda estou cercada de papéis,anotações e livros.É tanta informação e história que estou meio perdida.Adorei a Capadócia,andei de balão e fiquei mais encantada com tudo.Uma viagem linda,me emocionei muito .
    MarluceViégas
    26 de maio de 2011 22:40

    ResponderExcluir
  3. Voltei há um mês e estou ainda muito impressionado com a beleza da região; apesar de cristão não sabia sobre a história do cristianismo na Capadócia; quem me despertou interesse neste assunto foi o guia que contratei em Goreme que nos deu uma aula sobre este assunto; pesquisei na internet e cheguei neste site que confirma o que foi dito pelo guia.

    ResponderExcluir
  4. Oi Márcia!

    Parabéns pelo Blog, quero tentar ler tudo! O encontrei sem querer buscando justamente uma indicação de livro sobre a História dos Cristãos pela Capadócia, que tem um ano que conheci. Sou apaixonada pela Turquia e ano passado consegui realizar esse sonho de quase 20 anos em conhecer...Também passei pela Grécia depois. Quero voltar um dia, mas com a história na ponta da língua! Estou acabando de ler um livro sobre Tróia, mas não é 100% fiel à História real porque tem a parte dos deuses no meio. Enfim também quero achar um livro mais fiel à História, tanto lado da Grécia Antiga quanto esse em particular da História Turca. Se puder me indicar...Ainda mais que vc é graduanda em História! Eu terminei 2 faculdades, ainda sonho em um dia quem sabe cursar História que foi a primeira que pensei porque era a matéria que mais gostava na escola...mas fui para o lado do Direito...Enfim parabéns pelo site que quero degustar com o maior prazer. Também adorei seu texto...pura poesia, e que assim que comecei a ler acreditei, mas agora não sei mais se você realmente fugiu de casa rsrsrsrss.

    ResponderExcluir
  5. Oi Márcia!

    Parabéns pelo site, quero degustá-lo todinho rs!
    O encontrei sem querer justamente buscando alguma indicação de livros sobre essa passagem do cristianismo na Turquia, e algo sobre a História grega, os filósofos, a passagem dos apóstolos por lá...Se puder me indicar, desde já agradecida!
    Fez um ano que estive na Turquia e Grécia e um dia pretendo voltar, mas com a história na ponta da língua rs. Sou apaixonada pela Turquia...Fui de Istambul, a Pamukkale, Capadócia, Éfesus...E Grécia também conheci a Caverna do Apocalipse em Patmos. Só não explorei muito Atenas, tive uma intoxicação alimentar...Conheci o básico e trata-se de uma cidade cheia de História, o berço da civilização...do Direito (minha área)...amo Filosofia também...Quem sabe ainda não faço uma terceira e quarta faculdades: História e Filosofia!!! Ahhh, adorei seu texto também, chocante no início o que me fez ficar na dúvida se era realmente verdade rs!!!

    ResponderExcluir