quinta-feira, 7 de abril de 2011

O Museu a Céu Aberto de Goreme


Considerado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco,o Museu a Céu Aberto guarda tesouros da época dos primeiros cristãos, que aqui se refugiaram para sobreviver às perseguições por parte do império romano.
Por muito tempo centro da vida monástica, abrigou diversas Igrejas escavadas nas pedras, construídas entre os séculos 7 e 13, que continuam, muitas delas, abertas a visitas, revelando seu interior coberto de afrescos bizantinos. E são tantas que costuma-se dizer que poderíamos visitar uma a cada dia do ano, e ainda assim não as esgotaríamos.
Algumas estão em melhor estado de conservação do que outras, e em algumas, os afrescos se repetem, compreensível, se julgarmos pelo valor educacional que representaram,já que as imagens facilitavam a compreensão dos ensinamentos do evangelho de Cristo.

Igreja de Elmali:
Foi a primeira que visitei, sendo também conhecida como a Igreja da Maçã, devido a seu formato. Datada do século 11, tem em seu domo um afresco de Cristo Pantocrator, muito comum nas representações durante o Império Bizantino.

A maioria das fotos é de minha autoria, exceto as de Karanlik e Ylanli que infelizmente não saíram muito boas e por isso preferi ilustrar com ajuda do google Images, por serem, realmente, imperdíveis!



Seu interior, em formato de cruz, é pintado de amarelo ocre, com representações de cenas da vida de Cristo, onde destaca-se uma bela imagem da Santa Ceia,e em seu teto, azulado, também podemos observar imagens de mártires e bispos católicos.
Algumas partes dos afrescos sofreram a deterioração do tempo e revela uma camada de tinta vermelha. Essa cor faz referência a época Iconoclasta, em que as imagens não eram permitidas.

A Igreja de Çarikli,;
Subindo uma pequena escadaria, ascendemos a esta Igreja, que contém afrescos de diversas passagens da vida de Cristo, desde seu nascimento, até a assunção. Também vemos aqui representados, os quatro evangelistas: Mateus, João, Marcos e Lucas.
No piso, vemos marcas dos sapatos Çarik, eternizados. Não tenho as fotos das pegadas, embora me recorde delas, por ter achado esquisito. Mas posso me redimir dividindo uma foto daquilo que vi lá dentro;




Igreja de Santa Catarina:
Vários nichos, nas paredes, sugerindo o local onde foram sepultados os monges. Nela também podemos observar representaçòes de São Basílio, Santa Catarina, São Teodoro e finalmente, São Jorge.

Igreja Karanlik:
Devido a praticamente nenhuma penetração de luz em seu interior, esta ficou conhecida como Igreja Escura, e talvez devido a isso, seus afrescos são aqueles que hoje melhor se encontram preservados.



Igreja de Yilanli:
Yilanli quer dizer cobra, e faz referencia ao afresco em que São Jorge, a enfrenta com bravura. Datada também do século 11, tem um formato peculiar, alongado. Foi uma cripta funerária. Tambem temos aqui representados o Imperador Constantino e sua mãe, Helena.


Igreja de Santa Barbara:
Cristo,sentado em um trono, domina os afrescos desta, além do reverenciado São Jorge da Capadócia, que em seu cavalo, enfrenta o dragão.

Igreja de São Basílio,:
Na entrada, pequenos nichos representam os túmulos que eram usados na ocasião, além de representações de Cristo e os pioneiros evangelizadores, São Basilio e São Teodoro.

Mosteiro de Kizlar
Um emaranhado de túneis, escadas, alojamentos, refeitório corredores, restos de um antigo convento, que abrigou inúmeras freiras.
Para subir em seu andar superior, cujas pinturas na paredes estão praticamente intactas, paga-se uma entrada a parte, que vale muito a pena, muito embora, como eu disse, os afrescos se repitam um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário