sábado, 30 de abril de 2011

A Campanha de Galípoli (25/04/1915 – 09/01/1916)


A História por vezes se repete. O disputado Estreito de Dardanelos não foi alvo de cobiça apenas dos grandes impérios da antiguidade.
Não foi apenas o local de batalhas pelo amor da mais bela mulher da terra. Ou de projetos expansionistas de imperadores visionários, cujas intenções ainda hoje são alvo de debates.
Muito mais perto de nós está a Primeira Guerra Mundial. Mais uma vez a região torna-se alvo de acirrada batalha, em uma das mais dramáticas disputas territoriais de que já se ouviu falar.



No ano de 1915, as Forças Aliadas (Inglaterra, França, Austrália e Neozelândia) empreendem um ataque à Península de Galípoli, no intuito de capturar a cidade de Istambul, que era a capital do Império Otomano e principalmente, conseguir uma nova rota para Rússia, através do Mar Negro.
No entanto, amargaram um retumbante fracasso em seus ataques navais na baía de Erenkoy, que impingiram aos Aliados centenas de mortos,além de três navios afundados e três seriamente avariados, humilhando a famosa Marinha Britânica. Esta, necessitou capitular e buscar auxilio do exército.
Mas o desembarque anfíbio meticulosamente planejado pelos aliados, também fracassou perante a resistência da 19 Divisão do Exército otomano, liderado pelo general Mustafá Kemal.
Até hoje reverenciado como um grande estrategista, o general garantiu a defesa da Nação após séculos de desintegração a que foi submetido o Império Otomano e estabeleceu as bases para a Guerra de Independência turca e posterior fundação da República da Turquia.

Para quem se interessar pelo assunto, recomendo:
http://historia.abril.com.br/guerra/gallipoli-fiasco-433945.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário