quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ilíada



Durante algum tempo, os historiadores duvidaram da existência da cidade de Tróia, acreditando tratar-se de uma cidade mitológica, a exemplo de Atlântida, nascida da imaginação dos antigos povos da região.
Anos mais tarde, escavações arqueológicas demonstraram a veracidade de muitos dos relatos contidos na Ilíada, inclusive utilizando-a como instrumento de pesquisa, devido a minuciosos relatos da posição geográfica da cidade de Ílion, de onde se aportuguesou o nome da obra para Íliada.



Quando Homero escreveu sua famosa obra épica, no século VIII a. C. , foi influenciado por manuscritos da biblioteca de Alexandria, que por sua vez foram compilados de uma vasta tradição oral.
Mas também essa autoria é alvo de dúvidas. Alguns estudiosos trabalham com a hipótese de que o autor nunca existiu e tanto a Ilíada quanto sua outra obra igualmente famosa, a Odisséia, sejam frutos de cantadores aedos ,músicos que buscavam perpassar poemas heróicos através da tradição oral, e acabaram vertidos diretamente para a forma escrita, na cidade de Atenas, antes do século VIII a. C.
Nesta obra, o autor relata em 24 cantos e 15.693 versos exatos, a guerra entre os gregos e os troianos, após o rapto de Helena, esposa de um rei espartano, Menelau, por um príncipe troiano, Paris.
Cabe a Agamenon, irmão do rei ultrajado, comandar os combates. A obra transpira paixões, é uma obra épica movida pelos sentimentos, tanto dos dois monarcas, quanto de seus combatentes.
As paixões de Aquiles aqui são expostas de forma muito crua em vários momentos: a perda de escrava Briseida para Agamenon, desperta sua revolta e o impede de combater, em seguida, a perda do companheiro Pátroclo, o torna vulnerável perante tanta dor, em seguida, a fúria que o leva a enfrentar Heitor e matando-o arrasta seu corpo para o acampamento. Em seguida, movido pela compaixão, em um dos relatos mais tocantes de toda a obra, devolve ao pai de seu inimigo o corpo do filho morto.
No original, a linguagem utilizada não era o grego e sim um compilado de diversos dialetos, entre eles o Jônico e o eólico, demonstrando a diversidade lingüística da região no referido século.
É considerada uma das mais importantes da humanidade menos pelos relatos de guerra, em que muitos deuses do Olimpo tem sua participação e interferem ativamente em seus desfechos, do que pelos relatos que faz do cotidiano dos gregos antigos, sua cultura, suas crenças, e modo de vida em geral.
Esta obra influenciou diversos escritores do período clássico e utilizado como objeto de estudo nos currículos escolares básicos da antiga Grécia e posteriormente no Império Romano.

Fonte de pesquisa: http://www.infoescola.com/literatura/iliada/
Anotações pessoais de relatos de viagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário