domingo, 25 de setembro de 2011

Caderno de Viagem


Ao realizar na Bibliothèque Nationale de Paris, pesquisas para a edição de A Missão Francesa, no ano de 2003, os editores encontraram um pequeno cadernos, de 64 páginas, com trabalhos inéditos de Jean-Baptiste Debret. Eram aquarelas e esboços de futuras pinturas, desenhos feitos às pressas, que imortalizaram breves espaços temporais das ruas do Rio de Janeiro no início do século IXX.

Revelavam as primeiras impressões desse viajante francês em terras brasileiras, seu encontro com os africanos de diversas etnias, seu espanto perante a luz dos trópicos, que acabou por modificar sua técnica, cunhada no estilo neoclássico.

A primeira menção a este Caderno de Viagem ao Brasil, foi feito por Mario Carelli, no ano de 1987, em seu livro” Brésil, épopée métisse” , mas não oferecia ao leitor nenhuma ilustração.

A publicação do caderno, segundo os próprios editores é mais uma fonte para um “assombroso cotidiano, que era, ao mesmo tempo, pitoresco e cruel.”


Agora deixo o leitor com algumas poucas fotos que fiz do próprio livro, e sugiro aos amantes das artes, da história e da literatura que adquiram essta pequena jóia, para compor seu acervo pessoal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário