quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Haghia Sophia


A Basílica de Santa Sofia foi erguida inicialmente por ordem do imperador Constantino,e inaugurada entre os anos de 532 e 537, pelo imperador Justiniano, na cidade de Constantinopla para celebrar o esplendor do império romano do oriente, rendendo graças à sagrada sabedoria. Não é, portanto, dedicada a nenhuma santa.

Diversas vezes reconstruída, a Basílica continua a deslumbrar todas as pessoas que tem a oportunidade de visitá-la. Sede da Igreja romana ortodoxa, por mais de 900 anos foi a maior e mais imponente Igreja da cristandade.

Seus arquitetos foram dois professores de matemática e geometria da Universidade de Constantinopla, Isidoro de Mileto e Antemio de Tralles. De proporções monumentais, com abóbada central de mais de 30 metros de diâmetro, só perdia em grandiosidade para o Pantheon romano.




Seu interior inteiramente decorado com mosaicos dourados e diversas esculturas de imensurável valor artístico, tornou-se a mais imponente construção católica de seu tempo e o maior representante da arte bizantina.

Após a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, Hagia Sophia foi convertida em uma mesquita, sob Mehmed II em 1453, para demonstrar o triunfo otomano sobre a cidade cristã. De tão bela e grandiosa,acabou por servir de modelo para inúmeras mesquitas na cidade, até ser convertida em museu no ano de 1935 por Atartuk.

O pouco que restou de seus mosaicos bizantinos, nos dá a idéia de seu esplendor romano. Como a religião muçulmana proíbe a veneração de imagens, os turcos ergueram painéis encobrindo as mesmas. Evitaram destruir os mosaicos da virgem e do menino, pois Jesus e Maria são respeitados nessa religião, por tratar-se em seu entendimento, de um importante profeta e sua mãe.



Há cerca de seis meses apenas, os arqueólogos surpreenderam-se com uma descoberta: Por detrás de placas douradas, haviam vestígios de faces pintadas, que quando removidas, revelavam as imagens de uns anjos, no teto.



Compartilho com vocês as imagens e deixo a cada um o julgamento de qual das duas edificações é a mais bonita: a Santa Sofia ou a Mesquita Azul.






Todas as fotos são de minha autoria, apreciem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário