quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pescadores de homens

Segundo Marcos (MC 15. 40), João era irmão de Tiago, filho de Zebedeu. Era comum em sua época, como aliás em nossos dias, em algumas cidades do interior do Brasil, ainda referir-se a uma pessoa citando seu nome de família, para certificar-se acerca daquela identidade.

Alguns eruditos especulam que a mãe de João era Irmã da mãe de Jesus, de acordo com o que sugere o Evangelho de João (Jo 19.25), de forma que os dois seriam primos.

Também no Evangelho (LC 5.11) vemos a passagem em que encontrando Simão (futuro Pedro) e os dois irmãos consertando suas redes junto ao mar da Galiléia , após uma noite de pescaria improdutiva, Jesus lhes pede que voltem ao barco e dirijam-se a um certo local, onde os peixes seriam abundantes. Assim fazem os pescadores e voltam com as redes quase arrebentando de tantos peixes e de tão pesadas, quase afundam o barco.

Simão, o pescador e os dois irmãos que acompanhavam a cena, ficam muito admirados. Então, Jesus diz a Simão algo mais ou menos assim:

-Não tenha medo! De agora em diante você vai pescar gente.

Eles arrastam os barcos para a praia, deixam tudo para trás e seguem Jesus. Aqui comeca a história de São João, de quem me tornei  admiradora, após ter seguido alguns de seus passos, na Turquia.
E como acredito que para se ter um melhor entendimento da história deve-se recorrer às fontes antigas, de preferencia primárias, creio que a Bíblia seja uma excelente leitura. Portanto, depois de tantos anos, retornei ao Novo Testamento. Agora sim, estou amando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário