quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A Mesquita Azul


Construída entre 1609 e 1616, representou o desejo do Sultao Ahmed em rivalizar com a grandiosa Haegia Sophia. Para tal, fez localizar sua mesquita exatamente em frente a outra, separadas apenas por uma praça ajardinada, em um local onde outrora existia um palácio bizantino, no bairro histórico de Sulthanahmet em Instambul.

Obra do arquiteto SInan, que buscou uma forma de proteger o interior da mesma das sombras das paredes da própria mesquita.

Por duas portas se entravam nos jardins da Mesquita, e e uma delas era reservada apenas ao imperador e sua familia. Caso alguém entrasse pela porta errada, pagaria por seu engano com o peso de sua cabeça.

No pátio interno, uma bonita fonte, onde de acordo com a religião muçulmana, os fiéis devem se lavar antes das orações, que são realizadas cinco vezes ao dia. Mas esta era reservada aos nobres:




Também haviam locais específicos para que o povo se lavasse. Eu fotografei num dia de muito frio, e fiquei imaginando as pessoas nesse sacrifício gelado, realmente não é nada fácil conseguir entrar no Reino dos Céus...





Inteiramente revestida de azulejos azuis e decorados vitrais no mesmo tom, a Mesquita é um verdadeiro deslumbre aos olhos dos atuais visitantes, que dividem seu espaço com os muçulmanos em oração, ajoelhados sobre um piso inteiramente recoberto por um imenso tapete persa , muito macio.

Olha aí meu pé pisando esse maravilhoso tapete:






Por não permitir imagens de santos, possui murais com os diversos nomes de Alá e a representação de uma imagem do Paraíso no andar superior.



Ahmed foi duramente criticado por construir tal monumento em um período em que o sultanato já não contava com os recursos financeiros de outrora e ainda mais pela arrogância de seus minaretes, talvez pretendendo rivalizar com a cidade sagrada de Meca.

Adorei essa Mesquita, e a grandiosidade de seu interior faz com que o homem consiga colocar-se em sua real dimensão perante Deus.


Obs:
Todas as fotos são de minha autoria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário