sábado, 5 de fevereiro de 2011

A Passagem das Flores



Istambul transpira poesia em cada detalhe. Logo no primeiro final de tarde do dia em que chegamos, eu e mamãe resolvemos explorá-la a pé, partindo dos arredores em que ficamos hospedadas, na região do Taksin, onde está localizada a parte moderna da cidade .

Encantadas com os prédios, iluminados por dentro através dos vidros, em um final de tarde invernal, em que escurece por volta das quatro da tarde, fomos caminhando sem rumo pela famosa Avenida Istikal, repleta de lojinhas, barzinhos e restaurantes, em direcão a Beyoglu.

Até chegarmos próximas de uma galeria, que eu já havia lido relatos em um guia de viagens, chamada de Cicek Passagi, que em português significa Passagem das Flores.

Trata-se de uma galeria repleta de bares e restaurantes, cheia de charme, com mesinhas colocadas do lado de fora e servindo a verdadeira comida turca.

O local, construído em 1876, outrora fora um entreposto de venda de flores, em especial as rosas turcas, que eram comercializadas pelas mulheres da nobreza russa, quando da fuga da aristocracia na Revolução Russa.

Reconstruída após um incêndio, a Passagem das Flores não costuma ser um destino turístico muito comum. Na verdade, lembrou-me um pouco das passagens parisienses, que costumavam funcionar como verdadeiros shoppings centers numa época em que isso não existia.

A entrada quase passa desapercebida, uma porta simples, como inúmeras outras na mesma rua, mas ao primeiro lance do olhar, uma súbita revelação de que um imenso corredor, com mesas dispostas lado a lado, de restaurantes diversos, cujas mesas são enfeitadas por flores ou velas, nos conduz a um esconderijo secreto.

Como fazia frio, escolhemos uma das mesas debaixo do aquecedor e lá ficamos por horas, eu e minha mãe, que é minha mais fiel companheira de viagem. Tomamos raki para aquecer e escolhemos alguns dos pratinhos que nos eram oferecidos em uma imensa bandeja. As mezes, como são chamadas, são pequenas porções de charutinhos de folha de uva, peixes fritos, frutos do mar, saladinhas diversas, legumes, entre outras opções. Desta forma, ficou muito fácil a comunicação entre nós e o senhor turco que nos atendia.

Uma experiência maravilhosa, recomendo muito, a todos que tiverem a oportunidade de vir a Istambul que conheçam este local.

2 comentários:

  1. Esta passagem só lhe foi tão bela, pois na verdade eram as flores que reverenciavam a mais linda delas - VOCÊ...

    ResponderExcluir