sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A CRUZADA DOS MENDIGOS (1096)



Essa incrível história definitivamente pertence ao imaginário da Idade Média, e explicita de forma muito clara os credos humanos desse período. Parecia natural que Deus provesse seus cavaleiros de forma absolutamente mágica, com todos os recursos que se fizessem necessários para o combate com os mouros.

De que outra forma poderíamos compreender o fato de que um eremita denominado Pedro, inflamasse o coração de multidões de populares com seus discursos e os convencesse a ir a pé pelas estradas, até o palco de batalhas, com as roupas do corpo, envolver-se em um conflito de imensas proporções, enfrentando o mais terrível exército de sua época.

Sem um tostão para empreender a longa jornada, estes cruzados-mendigos buscaram atacar os judeus europeus, das cidades vizinhas, nas cidades de Colônia, Praga, entre outras e espalhando o anti-semitismo pela Franca e Inglaterra, liderados por um conde lunático, que inspirado pelas palavras de Pedro, O Eremita, marcou a própria testa em cruz, com ferro em brasa.

Posso imaginar o estupefacto imperador bizantino Aleixo I Comneno recebendo na cidade de Constantinopla essa tropa de maltrapilhos desejosos de lutar. Primeiro tentou desaconselhar o confronto, pediu que aguardassem reforços equipados, mas vendo que seus esforços eram em vão, achou melhor permitir que acampassem fora das muralhas da cidade para evitar tumultos.

O exército turco não se manifestou em ir ao encontro dos invasores, sendo obrigado a combatê-los quando tentaram atacar e transpuseram as muralhas da cidade de Niceia.

Ao cortar a água da cidade, o sultão turco matou-os de sede, e aqueles que decidiram fugir foram exterminados por uma saraivada de flechas.

(Ilustracão de Gustav Doré)

Nenhum comentário:

Postar um comentário