terça-feira, 11 de janeiro de 2011

HOTEL PERA PALAIS E O ORIENT-EXPRESS

No quarto de número 411 do Hotel Pera Palas, a escritora Agatha Christie escreveu Assassinato no Expresso do Oriente.


Talvez envolvida pela decoração desse quarto, do  saguão e áreas de convívio do hotel, que nos remete aos idos do final do século dezenove (1891), época em que foi inaugurado, para justamente hospedar os primeiros passageiros do Expresso do Oriente, que chegariam à Istambul, embarcando em Paris.
O luxuoso expresso era símbolo de sofisticação, poder e claro, de romance.
Em seu carro restaurante, exigia-se trajes sociais. Homens elegantemente vestidos e mulheres com seus melhores chapéus e estolas.
Luminárias suaves, paredes forradas com tecidos, estofamentos em brocados e pratos sofisticados, servidos em loucas e cristais muito finos, garantiam o conforto dos passageiros mais exigentes. Músicos contratados embarcavam durante a travessia para entretê-los e dar aos jantares uma aura muito especial.
Um vagão era destinado ao convívio social, onde se podia pedir sua bebida predileta, talvez uma taca de champagne, jogar ou fumar um charuto.
Nas cabines, não era diferente. As camas eram repletas de travesseiros e colchões muito confortáveis, roupas de cama de primeira linha e banheiro privativo com artigos de toucador exclusivos.
Desde sua inauguração no ano de 1883, fascinou escritores, historiadores, cineastas e amantes do bem-viver.
No ano de 1889, teve seu trajeto a partir de Paris completo até a cidade de Istambul. Personagens literários, tais como o detetive Hércules Poirot, o espião 007 e mesmo os felizes viajantes de Júlio Verne em seu clássico Volta ao Mundo em Oitenta Dias, freqüentaram esses vagões.
Nos anos seguintes, teve altos e baixos, devido a crises políticas, principalmente devido a questões diplomáticas oriundas das duas Grandes Guerras Mundiais, que acabou por interromper quase totalmente seus serviços.
Em 1977, finalmente, ocorreu a última viagem da linha Paris-Istambul.

O Orient-Express, hoje, faz apenas a linha Estrasburgo – Viena. Em conjunto com os servicos Paris – Estrasburgo da TGV ainda é considerado uma das mais convenientes formas de se chegar a Áustria saindo da franca.
No mês de agosto,  um único trem par de paris, para a Turquia, relembrando a lendária viagem. As reservas devem ser feitas com um ano de antecedência, para os muito, muito ricos.
Já o trecho entre Veneza e Londres, que acontece exclusivamente entre marco e novembro, e é uma releitura da famosa viagem, não tendo nenhuma relação com a original, apesar do que nos é informado no site.


Nenhum comentário:

Postar um comentário