sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

AS CRUZADAS


Durante a expansão árabe, a cidade de Jerusalém foi conquistada pelos muculmanos, por volta do século XI, gerando enorme comoção popular e dando ao papa a oportunidade de promover uma Guerra Santa, mandando seus exércitos para o oriente, que disputava com Roma a primazia em questões religiosas. Com isso, o papa vislumbrou a oportunidade de unir a cristandade que se encontrava dividida, sob sua égide.

Imediatamente, o papa Urbano II, promoveu o Concilio de Clermont-Ferrand (1095), em que em um discurso inflamado, convocou a todos os seguidores de Cristo a empreenderem uma Guerra Santa, contra os infiéis muçulmanos,em que todos os participantes teriam seus pecados expiados por Deus. Criou uma ordem de cavaleiros sagrados, denominada de cavaleiros templários, que levavam no peito estampada a Cruz de Cristo.

Além da verdadeira intenção de expiação de todos os pecados, os soldados desejavam obter riquezas no oriente, já que vários nobres não possuíam terras, pois estas eram destinadas por herança aos primogênitos.

Já os mercadores europeus decidiram financiar as cruzadas visando o comércio com o Oriente, através de privilégios a serem conquistados nos novos territórios ocupados.

Foram nove as cruzadas oficiais, muito embora alguns historiadores desconsiderem algumas, até porque elas constituíram um movimento permanente em direção ao Oriente.

De certa forma, as cruzadas contribuíram com o renascimento comercial e urbano da Europa, uma vez que os contatos comerciais voltaram a se estabelecer com a abertura de novas rotas, a liberacão das antigas passando pela cidade de Constantinopla e principalmente pelo contato dos cavaleiros europeus com outras culturas.

Abaixo, publico um mapa do google, para melhor ilustrar a idéia das migracões.
Nos próximos posts, ao invés de relatar os detalhes de todas as cruzadas, assunto que pode melhor ser pesquisado em qualquer livro de história, pretendo tecer consideracões sobre as três não oficiais, pois são muito curiosas, no meu entender.

Um comentário: